Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministra diz que é justa isenção de contribuições sociais para quem presta serviço gratuito

    A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, disse hoje (26) que considera justo que empresas que prestam serviços gratuitos à comunidade tenham isenção de contribuições sociais. Estima-se que o governo deixe de arrecadar anualmente cerca de R$ 4 bilhões com impostos, como a parte patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Receita Federal e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

    “Com o decreto presidencial publicado quarta-feira (21) no Diário Oficial da União, que regulamenta a Lei nº 12.101, está sendo retirada do Conselho Nacional de Assistência Social a responsabilidade de conceder os certificados para essas instituições, transferindo-a aos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Saúde, conforme a atividade-fim”, explicou a ministra em reunião com representantes do setor no Paraná.

    Segundo a ministra, com o decreto será possível organizar melhor e dar ainda mais transparência aos processos de certificação. No caso de entidades que desenvolvem mais de uma das atividade - saúde, educação e assistência social - a certificação deve ser solicitada ao ministério onde desenvolvem a atividade principal.

    Na reunião, Márcia Lopes fez um breve relato dos programas e políticas públicas desenvolvidos pelo MDs. Segundo a ministra, o Brasil demorou a compreender que precisava enfrentar a realidade de ter 11 milhões de famílias em situação de extrema pobreza.

    "Em 2002, tínhamos programas sociais que atendiam em torno de 5 milhões de pessoas - atualmente, só o Bolsa Família, como programa de transferência de renda com condicionalidades, atende a 12,4 milhões de famílias e 77% delas trabalham e mantêm os filhos nas escolas. O Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social transfere para 3,5 milhões de famílias, um salário mínimo mensal”, ressaltou Márcia Lopes.

    De acordo com a ministra, no Paraná, são beneficiadas com o Bolsa Família 480 mil famílias, que correspondem a 87% da população apta a participar do programa.

    • Publicações3625
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministra-diz-que-e-justa-isencao-de-contribuicoes-sociais-para-quem-presta-servico-gratuito/2300396

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)