Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Idosos podem pedir até dezembro isenção de IPTU no DF

    Os idosos com mais de 65 anos de idade poderão pedir, até o final de dezembro deste ano, a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para obter a isenção, o imóvel deve ser o único de propriedade do idoso, servir de residência para ele ou sua família e ter até 120 metros quadrados. Além disso, o idoso deve ser aposentado ou pensionista e receber até dois salários mínimos. As regras, que devem ser comprovadas na Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, estão prevista no artigo 5º, inciso VII, da Lei Distrital 4.072/2007. Já as dívidas com relação ao IPTU e com a TLP (Taxa de Limpeza Pública) podem ser negociadas durante a 2ª Semana de Conciliação Fiscal, que acontece de 21 a 24 de novembro, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O horário do atendimento ao público será de 12h às 18 horas, no Auditório Sepúlveda Pertence, no Bloco A, Térreo, do TJ-DF. O cidadão que não for intimado, pode se cadastrar no site do TJ-DF. Mesmo o cidadão que não tiver se cadastrado, será atendido por ordem de chegada, desde que leve todos documentos pessoais e do imóvel. A semana de conciliação fiscal também vai atender quem possui outros débitos com o governo do Distrito Federal, oferecendo facilidades como o parcelamento da dívida com 5% de entrada e o restante em até 60 vezes. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.

    • Publicações3625
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4440
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idosos-podem-pedir-ate-dezembro-isencao-de-iptu-no-df/2931350

    Informações relacionadas

    JurisWay
    Notíciashá 12 anos

    Idoso com mais de 65 anos proprietário de imóvel pode pedir isenção de IPTU

    Adriane Felix Barbosa, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    Idoso tem direito a pensão alimentícia?

    Clivanir Cassiano, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Você pode pedir para deixar de pagar IPTU em Natal/RN?

    Fellipe Duarte, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Idosos são isentos do pagamento de IPTU?

    TRF4 determina a concessão de benefício assistencial à idosa sem renda, mesmo que o marido receba aposentadoria

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Um idoso está em dia com os pagamentos do IPTU, é aposentado, ganhando pouco, nem 02 salários mínimos e tem dificuldades de pagar o próximo vencimento 2014. Que direito de isenção teria este idoso e como ele poderia requerer. Porque não recebemos nenhum informativo sobre a isenção deste pagamento para este idoso, com mais de 80 anos antes da data que lhe foi outorgada como direito. continuar lendo