jusbrasil.com.br
23 de Janeiro de 2019
    Adicione tópicos

    Lula comemora avanços no atendimento de segurados da Previdência

    Em visita à sede do INSS, presidente lembra do passado de penúria dos cidadãos

    Da Redação (Brasília) - Ao lançar quinta-feira (12) o novo serviço de emissão do comprovante mensal de pagamento nos terminais de auto-atendimento bancários, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou o ganho de qualidade para os beneficiários com a medida. A partir de agora “os segurados do INSS que recebem os seus benefícios no Banco do Brasil, no Banco Mercantil e no Bradesco irão receber os seus contracheques nas próprias agências bancárias em que efetuam os seus saques. Só o Banco do Brasil tem mais de sete milhões de pessoas. E até setembro os outros bancos que efetuam os pagamentos do INSS também oferecerão esse serviço”, disse.

    O presidente lançou o novo serviço em visita ao edifício-sede do INSS em Brasília, acompanhado do ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, do presidente do instituto, Valdir Simão, do presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Asumpção, e do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine.

    Na ocasião, Lula acompanhou e parabenizou as aposentadas Eliana de Paula Costa e Nadir Miranda Bandeira, que na hora retiraram seus comprovantes nos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil localizados no térreo do prédio.

    Lula lembrou os avanços alcançados com o contrato firmado entre o INSS e os bancos pagadores de benefícios, que resultaram em diversos serviços bancários gratuitos aos 27 milhões de beneficiários da Previdência, entre os quais o fornecimento do comprovante mensal de pagamento. “Antes a Previdência Social pagava para o banco ficar com a folha de pagamento dos aposentados, sem que a instituição bancária prestasse nenhum serviço. Hoje, é o banco que paga em média um real por benefício para ficar com a folha de pagamentos do INSS. Houve uma grande mudança”, frisou.

    13º salário - Durante a visita, o presidente também assinou o decreto que determina a antecipação da gratificação natalina dos segurados da Previdência Social para 2010 e também conheceu a Sala de Monitoramento do Atendimento do INSS, sistema que permite aos gestores do Instituto acompanhar, em tempo real, informações sobre o atendimento nas 1.136 Agências da Previdência Social.

    Ao agradecer a visita ao edifício-sede do INSS, o ministro Carlos Gabas frisou o apoio do presidente Lula, fundamental para tornar possível a nova realidade vivida pela Previdência, do agendamento eletrônico de serviços, do reconhecimento automático de direitos e da concessão de benefícios em até 30 minutos. “Esta casa concretiza um sonho e se sente muito honrada de receber o presidente do Brasil, que tem feito muito pela sociedade, pelos servidores, pelos aposentados”, disse. “O que o senhor viu aqui hoje é uma parte do que nós fizemos ao longo desses anos, e eu digo, com muito orgulho, que cada pedacinho disso que foi construído foi feito com a competência dos servidores dessa casa, com o empenho e a paixão que cada um tem pela Previdência Social”, finalizou Gabas.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)