Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo regulamenta remissão de débitos fiscais

    O decreto de número 2.530 dispõe sobre a extinção de débitos do ICMS

    Governo regulamenta remissão de débitos fiscais

    O Governo do Pará publicou no Diário Oficial (DOE) do dia 01/10/10 decreto que regulamenta a remissão de débitos fiscais do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) decorrentes da utilização de incentivos fiscais, concedidos com base no inciso I do art. 5º da Lei n.º 6.489, de 27 de setembro de 2002, conhecida como lei de incentivos fiscais.

    O decreto de número 2.530 dispõe sobre a extinção de débitos do ICMS, decorrentes da utilização da lei de incentivos fiscais, concedidos com base no art. da Lei n.º 6.489, desde setembro de 2002. Estes débitos fiscais foram desconstituídos judicialmente, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3246, cujo julgamento do mérito aconteceu em abril de 2006.

    Entre setembro de 2002 e até abril de 2006 159 empresas foram beneficiadas pela lei de incentivos e agora deverão apresentar à Secretaria de Fazenda do Pará (Sefa), as informações relativas ao ICMS que deixou de ser recolhido em razão da utilização de benefício fiscal. As informações destinam-se a efetivação da remissão e deverão ser apresentadas à Diretoria de Fiscalização (DFI) da Sefa no prazo máximo de 90 dias. O decreto traz um modelo de declaração das operações realizadas pelos contribuintes, a ser preenchido pelos beneficiados.

    A Sefa , através das diretorias de Fiscalização e de Arrecadação emitirá parecer sobre as informações prestadas pelos beneficiários da remissão,e na sequência dará baixa dos débitos no Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT).

    O secretário da Fazenda, Vando Vidal, lembra que, em reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no dia 20/01/2010 o Pará e Rondônia conseguiram a aprovação de convênio que autoriza os dois Estados a dispensarem a exigência de débitos fiscais decorrentes da utilização de incentivos fiscais concedidos com base em leis estaduais, restabelecendo, assim, a segurança jurídica para a política de incentivos no Pará.

    Para ele, a confiança das empresas na política de desenvolvimento do Estado do Pará estava condicionada a regularização da situação gerada pela ADIN, ou seja, como resolver a remissão dos débitos gerados pela suspensão dos benefícios fiscais com efeito ex tunc, ou seja, retroativo ao início da vigência da lei. “Se as empresas beneficiadas por meio da política de incentivos tivessem que recolher aos cofres públicos os impostos que deixaram de pagar em razão da concessão do incentivos fiscais a insegurança jurídica seria muito grande e os prejuízos incalculáveis, ocasionando, inclusive, o fechamento de empresas e a redução do número de empregos ".

    • Publicações3625
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações150
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-regulamenta-remissao-de-debitos-fiscais/2450890

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Título IX. Da Extinção das Obrigações

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    1. Transação e Sua Aplicabilidade a Débitos Declarados e Não Pagos (Ainda Não Inscritos): Análise Sobre a Possibilidade de Adesão no Contencioso Tributário de Relevante e Disseminada Controvérsia Jurídica

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Leis Processuais Civis Comentadas e Anotadas

    Júlia Mendes, Estudante de Direito
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Requerimento para Remissão de Dívida de IPTU

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)